A campanha Outubro Rosa busca conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, reduzindo a morbimortalidade. Como vários tipos de câncer compartilham fatores de risco com as doenças cardiovasculares e também pelos potenciais efeitos cardiotóxicos do tratamento oncológico, é recomendável também a assistência de um Cardiologista durante o acompanhamento.
O tratamento multidisciplinar tem como objetivo monitorizar as alterações cardiovasculares decorrentes da exposição à radiação e aos medicamentos utilizados na quimioterapia. Dessa forma, doenças como arritmias, insuficiência cardíaca e doença coronariana podem ser adequadamente diagnosticadas e prontamente tratadas.
“Para prevenir estas e outras complicações no coração, é importante que os pacientes em acompanhamento oncológico realizem uma avaliação cardiológica antes de dar início à quimioterapia ou radioterapia, assim como durante e após essas terapias”, comenta a Dra Ana Paula de O. Francez, do corpo clínico da Pró Cardio Cascavel. Realize o tratamento com segurança: consulte um médico de sua confiança e faça o seu coração bater mais forte. Entre em contato com a Pró Cardio Cascavel.