Mais do que simplesmente ajudar a atingir uma boa forma, praticar exercícios físicos com regularidade faz bem ao coração e diversos outros sistemas do corpo humano. Todo movimento corporal produzido pelos músculos que resulta em gasto energético é considerado atividade física. Dentre os benefícios, se destacam:
– Melhor controle do peso e da composição corporal;
– Ajuda no controle e na progressão de diabetes e hipertensão;
– Aumento da força e da massa muscular;
– Aumento da massa óssea;
– Melhora na qualidade e expectativa de vida;
– Redução do risco de doenças degenerativas cognitivas, como demência e Alzheimer;
– Redução de ansiedade e de sintomas relacionados a depressão;
– Redução do risco de quedas em idosos e
– Redução de mortalidade.
A Dra. Ana Paula de O. Francez, Cardiologista do corpo clínico da Pró Cardio Cascavel, diz que, para alcançar tais benefícios, é recomendada a combinação de exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, pular corda) e resistidos (musculação). Quanto maior a aptidão física aeróbica e musculoesquelética, menor o risco cardiovascular.
Segundo ela, a meta de exercício deve ser de pelo menos 150 minutos de atividade de moderada intensidade ou 75 minutos de alta intensidade, divididos no maior número de dias por semana.
Para avaliações e orientações a respeito de atividade física, procure o cardiologista e o profissional de educação física para adequar o exercício aos seus objetivos e reduzir os riscos.
E lembre-se: o importante é manter-se ativo! Por isso, incorpore à sua rotina hábitos que mantenham o corpo em movimento:
– opte pela escada ao invés do elevador;
– vá ao trabalho a pé ou desça do ônibus alguns pontos antes;
– procure atividades de lazer que gastem energia;
– convide um amigo ou familiar para fazer parte dessa rotina saudável!