Gratidão: esta é a palavra simples com a qual desejo iniciar e tornar público o meu reconhecimento, primeiramente a Deus, que me curou e me resgatou do leito daquele hospital, depois de 23 dias de internação, sendo 16 dias de U.T.I, sendo destes 14 intubado em ventilação mecânica, por estar contaminado pelo coronavírus.
Gratidão também aos que estiveram bem próximos a mim: colegas médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, pessoal da farmácia, da nutrição, do suporte da copa, enfim, profissionais responsáveis e competentes, unidos no propósito de bem cuidar de mim, desde o primeiro momento da internação, como o fazem com todos os pacientes. Eu os vi e vejo como braços e mãos do Senhor, estendidos em favor dos enfermos sob sua responsabilidade.
E dentre esses profissionais sinto-me no dever de agradecer particularmente ao querido colega, Dr. Alcirley de Almeida, cuja atenção e carinho foram excepcionais, não só pela presença e visitas diárias, como nas informações obtidas na UTI e repassadas por áudio ou pessoalmente à minha família. Demonstrou ser um “amigo mais chegado que um irmão”, na expressão do provérbio bíblico.
Ao citar minha família, não posso deixar de mencionar a Elaine e a Isabela, queridas esposa e filha. Esta revelou-se como excelente cooperadora, dia a dia, junto ao pessoal administrativo, com toda a documentação ali exigida, liberando-os para melhor cuidarem de mim. A Elaine, por sua vez, embora com o coração angustiado pela gravidade da minha situação, manteve-se firme e esperançosa, visitando-me na UTI quando autorizada e cuidando da retaguarda doméstica. Ela também se incumbiu de levar as notícias para toda a família (filha e genro distantes, irmãos, cunhados, primos, sobrinhos…) e muitos, incontáveis amigos, todos unidos numa grande corrente de orações, diante d’Aquele que tudo pode, intercedendo por mim e pelos que me assistiram e continuam me dando assistência. Sou e sempre serei grato a eles por essa iniciativa de amor cristão, de fé e de esperança que culminou na minha alta hospitalar, e na recuperação que tenho experimentado a cada dia. Gostaria de registrar também agradecimento para todo o corpo de colaboradores do Pró Cardio Cascavel e Nuclevel, pela corrente de orações e pelo carinho que me dispensaram no ato de minha alta hospitalar.
Diante deste fato, cabe-me também destacar e agradecer a dois profissionais da saúde: – À Priscila, esposa do Dr. Alcirley, que muito ajudou na fisioterapia, no início da recuperação, providenciando material adequado à minha comodidade em casa, orientando alguns exercícios, sempre atenta e solícita a mim e à minha esposa. E, ao Jean, também fisioterapeuta competente, que vem me acompanhando desde o início das fisioterapias em casa e cuja orientação muito tem contribuído para agilizar a minha recuperação.
Sou grato finalmente aos muitos amigos que acompanham a minha trajetória como médico nesta cidade, e, ao longo de tantos anos têm confiado no meu trabalho e posto seus corações, literalmente, aos meus cuidados. Espero poder retornar em breve ao meu trabalho e às outras atividades junto à família e amigos, renovado no meu ânimo e disposição para a vida que o Senhor me deu e a preservou nestes tempos de aflição. Gratidão, a Deus e a cada um de vocês é a palavra com que devo concluir e devo repetir a cada manhã, a cada dia de vida que Ele me conceder!