A obesidade e o sobrepeso são condições crônicas que tiveram um aumento expressivo nas últimas décadas e são considerados fatores de risco potencialmente modificáveis para doenças cardiovasculares.

O sobrepeso é definido pelo Índice de Massa Corporal superior a 25 e menor que 30kg/m², já a obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30.

Sabe-se que a obesidade, independente do grau, tem importante relação com o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus tipo 2, insuficiência cardíaca e diversas outras condições. Além do IMC, também tem valor a avaliação da composição corporal e a distribuição da gordura uma vez que a gordura visceral (aquela ao redor dos órgãos) tem maior implicação nas alterações cardiovasculares. Esta avaliação pode ser feita pela medida da circunferência da cintura e pela bioimpedância.

Por estar relacionada a importantes condições que aumentam a morbimortalidade e também por ser condição crônica multifatorial, a abordagem da obesidade deve ser adotada com equipe multiprofissional, englobando nutricionista, cardiologista, endocrinologista e educadores físicos para avaliar o melhor plano de tratamento para o paciente.

A Pró Cardio Cascavel enfatiza que prevenir e combater a obesidade reduz o risco de doenças cardiovasculares.

“Controle o seu peso, a saúde do coração agradece”.

Recommended Posts

Nenhum comentário ainda


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *