Por Dr. Alcirley de Almeida

O benefício da vacinação contra Influenza (Gripe) e Pneumocco (Pneumonia) na população de idosos e portadores de doenças crônicas já está bem estabelecido, pois promove uma redução significativa de internações hospitalares, taxas de infarto, AVC e de mortalidade geral*.

Sabemos que os pacientes cardiopatas apresentam alterações fisiopatológicas complexas que predispõem às infecções. Além disso, o processo infeccioso através da sua resposta inflamatória, de alterações nos fatores da coagulação e na agregação plaquetária funciona como gatilho para ocorrência de eventos cardiovasculares agudos, como o infarto e AVC. Durante a pandemia, tem se observado que os pacientes portadores de doenças cardiovasculares são mais susceptíveis às formas graves da COVID-19, portanto fazem parte dos grupos que mais se beneficiam da vacinação, comenta o atual diretor de comunicação da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

A Pró Cardio Cascavel, por meio do seu corpo clínico, gostaria de alertar a população e, principalmente, reforçar aos nossos pacientes que neste momento da pandemia a vacinação se tornou uma importante “arma” no combate à COVID-19, respeitando todos os critérios de segurança e eficácia exigidos pelas agências reguladoras de medicamentos. Portanto, fique atento ao plano de imunização disponibilizado pelo seu município e se apresente no momento oportuno para receber as doses da vacina, pois assim estaremos contribuindo para a redução da morbimortalidade causada pelo coronavírus.

Mas, mesmo após ser imunizado, enfatizamos que o uso de máscara em ambientes fechados, higienização constante das mãos e respeito ao distanciamento social, são medidas eficazes e de suma importância para a prevenção da COVID-19.

“Vacina vai além da proteção individual, protege quem você ama”
O autor é Especialista em Cardiologia, com Proficiência em arritmia clínica pela SOBRAC, Professor da Faculdade de Medicina – UNIOESTE e integra o Corpo Clínico da Pró Cardio Cascavel (CRM/PR 21.511)

*Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019

Recommended Posts

Nenhum comentário ainda


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *