A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante fator de risco cardiovascular que acomete aproximadamente 32% dos indivíduos adultos, correspondendo a 36 milhões de brasileiros . Tem aumento da prevalência com a idade e contribui de maneira direta ou indireta para 50% das mortes por doenças cardiovasculares.

É caracterizada pela elevação sustentada da pressão arterial a níveis superiores a 140x90mmHg em verificações adequadas. Tem etiologia multifatorial que inclui obesidade, sedentarismo, fatores genéticos, idade, raça, ingestão de sódio e de álcool. É condição frequentemente assintomática que deve ser ativamente buscada. “Em alguns cenários, pode-se lançar mão da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e da Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA)”, cita Dr. Walter de Assumpção, médico responsável pela condução desses exames na Pró Cardio Cascavel.

Uma vez diagnosticada HAS, é necessário realizar avaliação periódica para estratificação de risco cardiovascular. O tratamento inclui abordagem dos fatores de risco modificáveis (como sedentarismo, dieta, perda de peso) e tratamento medicamentoso individualizado. Você tem aferido sua pressão? Agende sua avaliação em https://procardiocascavel.com.br/exames/

Recommended Posts

Nenhum comentário ainda


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *